sexta-feira, janeiro 25, 2008

Folia maldita

Pessoa atípica (e antipática também) que sou, nunca gostei de carnaval, cerveja e futebol, grandes preferências nacionais. Não sei bem se realmente sou pouco afeito a essas coisas ou se o abuso surgiu de uma tentativa de querer ser alguém diferente; se simula tanta coisa no decorrer do tempo que às vezes torna-se difícil saber o que é ou não da nossa natureza.

Mas acho que não gosto mesmo do carnaval, embora nos últimos anos venha empreendendo esforços para ser mais sociável no período. É difícil.

Socializar-se no carnaval não significa apenas sair de casa, inclui atitudes como:

- achar divertido aquele roça-roça em ladeiras lotadas, num sol escaldante.
- esboçar sorrisos para as pessoas.
- não me chatear com o cara que inevitavelmente vai derramar cerveja em mim.
- desviar das periguetes que se jogam.
- relevar o fedor de urina nas ruas.
- não linchar o guri que joga água suja e gelada na minha cabeça.
- escutar Vassourinhas a cada esquina.
- aturar as apalpadas e cutucões (sobretudo as praticadas por seres do gênero masculino).
- suportar os saradões descamisados (e, quase sempre, suados).
- etc.

Carnaval é mais uma prova da capacidade do humano superar as adversidades, mais especificamente, sua capacidade de se divertir com elas. Continua não me parecendo um momento propício para a diversão. Vai entender.

4 comentários:

Renatinha disse...

Tu adora levar dedada dos cafuças, q eu sei. Anestesiado de cachaça ninguém sente essas coisas. Nem q sejam em locais, digamos, mais sensíveis. Isso pode estragar tua pinta de emo, mas não custa violar a barreira do anti-social e fazer passo com os papangus! Sim, vai lá no blog. Bjos

Anna Flávia disse...

arrisquei uma vez e fui pra olinda no carnaval. arrependida até hoje. é bem como você descreveu. blergh.

beijo

Anônimo disse...

O pior é que nem dá pra cogitar a possibilidade de ligar a tv numa entediada noite carnavalesca.
É no mínimo deprimente deparar-se com moças cheias de purpurina a rebolar num desfile de escola de samba...
E esse ano será ainda mais frustrante: se eu tentar assistir à Mangueira, acaberei por lembrar que nosso grande prefeito gastou zilhões "para divulgar a cultura pernambucana". ¬¬

Gilmar Gomes disse...

futebol e cerveja eu curto...

já carnaval, eu dou graças por morar longe do eixo rio-são paulo-bahia (sei q bahia não faz parte do eixo, mas não é esse o ponto), aqui no Paraná, carnaval é a mesma coisa que nada misturando com bósnia nenhuma.