terça-feira, outubro 13, 2015

Blue balls

Não acredito em felicidade como um estado perene de espírito; me parece algo essencialmente efêmero. A tristeza, por outro lado, se revela muito mais constante e duradoura.

Digo, não é como se me sentisse infeliz o tempo inteiro, mas ter a infelicidade como constância é muito mais comum e alcançável do que uma sensação prolongada de felicidade. Já passei meses me sentindo triste todos os dias. Todo mundo tem um período assim. Nunca escutei algo como “nossa, lembra aquele ano que eu passei plenamente feliz?”. 

É algo parecido com um orgasmo, sabe? Não pareceria natural ficar gozando o tempo todo. A felicidade me soa assim, mas não rápida nem acessível à mão num momento de aperto.

Talvez por encarar felicidade/infelicidade dessa maneira eu tenha dificuldade em identificar quando estou particularmente triste e esse estado se prolonga por mais tempo. Parece um engano perfeitamente normal não saber se a apatia passou do limite e do tempo razoável, principalmente quando você consegue se manter funcional na maior parte das horas.

Parece uma vantagem conseguir tocar a vida ao mesmo tempo que sua mente está em frangalhos, mas talvez isso só faça perder o foco da coisa e deixar situação se deteriorar.


Acho que estou deprimido.

Nenhum comentário: