quinta-feira, dezembro 27, 2007

Tempo, tempo.

É batata. Chega dezembro e começo a escutar pessoas falando que o ano foi péssimo, dos piores vividos por eles. Quase sempre, a queixa é seguida de um “espero que o próximo ano seja melhor”. Tenho a impressão de que todos os anos têm sido horríveis e estão piorando gradativamente. Quase ninguém diz que o ano foi maravilhoso ou divertido. Ainda assim, acreditam em dias melhores.

Mas não é a virada da folhinha que vai mudar a vida de ninguém. Não vai melhorar.

Há quem diga que sou amargo e pessimista, que falo coisas assim por ressentimento. Sim, posso ser tudo isso, mas não é razão para descrença num futuro próspero. Nem muito menos recorrerei ao chavão “sou realista”. Nada disso.

Não estamos acostumados a lidar com o que nos desagrada. Passam-se os anos e nossas pequenas tragédias diárias, dramas e aflições aumentam em número e intensidade. E mesmo com essa eterna repetição de mazelas, gente continua torcendo para que as coisas melhorem. É irreal.

Supostamente, tenho mil motivos para reclamar de 2007. Nunca vivi em tão pouco tempo essa combinação de perdas, desentendimentos, tristezas e frustrações que experimentei recentemente, sobretudo no último semestre. Tive momentos bem ruins, devo ter chorado o suficiente para encher uma cisterna.

Isso é a vida. Feia e instável. Com o tempo e um jeitinho, você começa a gosta dela. Não adianta reclamar, ela não muda. É como aquelas pessoas que não tomam jeito, por mais que reclamemos de seus defeitos. Alguém tem de ceder. Eu cedi. E estamos muito bem, obrigado. Reparo bem mais nas coisas boas acontecendo ao redor.

Próximo ano vai ser pior. Mas isso não quer dizer que será ruim.

Para quem acredita em calendário, feliz ano-novo. Até 2008.

5 comentários:

Jéssica Teles disse...

"Isso é a vida. Feia e instável. Com o tempo e um jeitinho, você começa a gosta dela. Não adianta reclamar, ela não muda."
Concordo com você...
mas ainda assim fico esperando que no ano novo tudo se renove... (vã esperança, nunca adianta)

se der, comenta no meu blog
^^
obrigadaa
beeeeeeeeijossss

Renatinha disse...

=/ É, eu sei. Ao menos é um ano par...

Anna Flávia disse...

bem observado. é difícil não ouvir desses comentários.

mas sabe, dois mil e sete foi um ano bom pra mim.

sim, fiquei em casa no réveillon, breno. o pessoal desistiu de sair. ;\

e dá aqui um abraço! dois mil e oito vai ser bem melhor pra ti!

beijo

Allez! disse...

entao... comigo o caso é que sempre acontece uma bomba no final que me faz esquecer o resto do ano inteiro. mas lógico que isso é só pirraça em nao reconhecer as milhares de coisas boas que rolaram.

Patrícia Félix disse...

HUm...é a realidade. Ultimamente nem tenho tentado "recuperar" o espírito otimista de fim de ano.
Em todo caso, sempre que o sol nasce é dia de recomeçar. Pode ser Dezembro ou Junho...
Ah, vou finalmente conhecer sua cidade. No carnaval. Vai ser bom.

Beijo!